Avenca

Acalma a tosse e fortalece o cabelo.

Descrição: É uma planta vivaz, que atinge de 10 cm a 40 cm de altura. Os caules e os pecíolos (pezinhos que seguram as folhas) são finos, lisos e brilhantes. Têm um sabor ligeiramente doce. Prefere os lugares úmidos como as paredes dos poços, as fontes e as grutas. Em tratamentos da tosse, utilizam-se os caules finos, os pecíolos (pezinhos) e as folhas.

Uso Medicinal:

Todas as partes da planta contêm mucilagem, tanino, açúcares e óleos essenciais. Ao longo da história, muitas propriedades foram atribuídas a ela, mas mencionaremos apenas aquelas que puderam ser demonstradas e comprovadas:

a) Béquica (acalma a tosse e a irritação da garganta): A avenca é especialmente indicada nas tosses secas provocadas por irritação das vias aéreas superiores (faringe, laringe e traquéia). Aplicada localmente, em gargarejos, alivia a secura e irritação da garganta.

b) Emoliente e expectorante: Recomendada como tratamento de apoio nas bronquites agudas e crônicas.

c) Antiespasmódica uterina: Alivia a menstruação dolorosa (dismenorréia) e regulariza a menstruação.

d) Fortalece o cabelo, evitando a queda.

Preparação e emprego:

Uso interno:

1. Infusão: 30g da parte aérea da planta, em um litro de água. Adoçar com mel e tomar até seis xícaras diárias.

2. Xarope: Decocção de 100g da parte aérea da planta, num litro água. Deixar ferver até que o líquido fique reduzido a uma terça parte. Coar e acrescentar cerca de 250g de mel. Toma-se às colheradas. Muito útil para acalmar a tosse rebelde das crianças.

Uso externo:

1. Cataplasmas: Esmagar 100g de avenca e aplicar diretamente sobre o couro cabeludo. Cobrir o emplasto com gaze ou pano de algodão, durante meia hora cada dia. Para fortalecer os bulbos capilares aplicar esse tratamento diariamente, durante uma ou duas semanas.

2. Gargarejos: Com a mesma infusão que se usa internamente.

Deixe um comentário